CLIPPING CESA - Eventos e Notícias

2007 ¦ 2006 ¦ 2005 ¦ 2004 ¦ 2003 ¦ 2002 ¦ 2001



Clipping 2002

Advogados já começam a negociar com o Itamaraty para estabelecer parcerias
Jornal Valor Econômico, 28 de agosto de 2002, Caderno Legislação & Tributos


Um dia após a primeira reunião oficial entre o Itamaraty e os advogados para discutir uma maior participação da categoria em atividades comerciais internacionais, realizada na segunda-feira no Rio de Janeiro, o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) começou, oficialmente, a planejar as estratégias para colocar em prática as idéias de parcerias.

A proposta que mais chamou atenção é a reedição do projeto Citre, que, na década de 70 subsidiava a vida no exterior de profissionais brasileiros para que adquirissem experiência e enriquecessem o conhecimento nacional com práticas profissionais de diversos países do mundo.

A idéia é criar uma espécie de Citre jurídico. "É interessante, mesmo se precisarmos criar um fundo para garantir o pagamento destes profissionais no exterior", afirma Horácio Bernardes Neto, vice-presidente do Cesa. Esta proposta atende a sugestão do Itamaraty de aumentar a atuação de advogados brasileiros em organismos internacionais em defesa das empresas brasileiras, como na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Outra proposta adiantada é a participação do Cesa no InvestBrasil, associação entre o governo e a iniciativa privada para atrair investimentos estrangeiros. "Ainda nesta semana volto a conversar com o Itamaraty para acertamos o andamento destas propostas", afirma o advogado Thomas Felsberg, diretor do Cesa. (HGB)