Informativo no 03 | dez.06  

COQUETEL DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2006

No último dia 05 de dezembro, no Jockey Club de São Paulo, foi realizado o coquetel de encerramento das atividades do CESA e do SINSA , com a participação de cerca de 900 convidados, entre associados, autoridades e representantes das principais entidades da comunidade jurídica. O evento foi um sucesso e fechou com chave de ouro mais este ano de muita atividade do nosso CESA.

REVISTA FÓRUM CESA

O lançamento oficial da Revista Fórum CESA aconteceu durante o Coquetel do último dia 05 de dezembro, ocasião em que foram distribuídos alguns exemplares da Revista . Os convidados puderam acompanhar através de um telão a reprodução da publicação, com algumas de suas páginas. A  Revista terá periodicidade trimestral e todas as associadas do CESA receberão um exemplar gratuitamente. Exemplares adicionais e assinaturas poderão ser solicitadas diretamente à Editora Fórum pelo telefone: (31) 2121-4949. Confira a apresentação feita por ocasião do lançamento.

ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA FÓRUM CESA

O Conselho Editorial, liderado por Marta Mitico Valente, estará recebendo e analisando os artigos elaborados pelas associadas do CESA e os trabalhos desenvolvidos pelos Comitês Temáticos e Seccionais. Conheça os termos da Política Editorial Fórum CESA e participe enviando artigos!

DIRETÓRIO DO CESA

A edição atualizada do Diretório CESA foi impressa pela Editora Fórum e será encaminhada a todas as associadas, juntamente com o primeiro número da Revista . Exemplares adicionais poderão ser solicitados à Secretaria do CESA, a partir de janeiro de 2007.

GUIA LEGAL PARA O INVESTIDOR ESTRANGEIRO NO BRASIL 

Já está disponível na Secretaria do CESA, a 8ª edição do Guia Legal para o Investidor Estrangeiro no Brasil/Legal Guide for the Foreign Investor in Brazil, publicada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Imprensa Oficial do Estado. Lembramos que esse trabalho é distribuído pelos representantes do Governo Brasileiro nas missões comerciais internacionais de que participa. As associadas poderão retirar um exemplar na Secretaria do CESA sem qualquer custo. Para remessa postal será cobrada uma taxa de manuseio e postagem.

O mesmo Guia, exclusivamente em português, foi editado pelo Ministério das Relações Exteriores, e também já está disponível para as associadas. Proximamente, outras edições, em inglês e em espanhol, serão publicadas.  

Lembramos às associadas que o conteúdo do Guia está disponível no nosso site http://www.cesa.org.br/publicacoes_guia.asp

ENCONTRO BRASIL-ESPANHA – A REFORMA PROCESSUAL 

Essa publicação registra o resultado do Seminário organizado pelo CESA, pelo Instituto Tancredo Neves e pelo Centro de Estudos Políticos e Sociais, realizado em 2005, com a participação de professores catedráticos das principais universidades do Brasil e da Espanha. A Secretaria do CESA poderá entregar exemplares deste livro, da Editora Manole, às associadas interessadas.

ENCONTRO BILATERAL BRASIL-ARGENTINA - 2007

Está programado para o dia 13 de abril de 2007, em Buenos Aires, o Encontro Bilateral Brasil-Argentina, promovido pelo CESA e pela IBA - International Bar Association. Sua participação é muito importante. Será uma boa oportunidade para desenvolver novos negócios com escritórios argentinos.Agendem a data. Em breve, enviaremos mais informações.

PROVIMENTO 112/06 X PROVIMENTO 92/00

Na Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-SP foi elaborado e apresentado um estudo comparativo entre o antigo Provimento 92/00 e o novo Provimento 112/06, indicando as alterações de redação e as inclusões de novos dispositivos para melhor análise e compreensão das Sociedades de Advogados. Clique aqui para acessar o quadro comparativo.

RESPONSABILIDADE ILIMITADA DA SOCIEDADE E DO SÓCIO

O inciso XI do Provimento 112/06 está assim redigido: "XI - é imprescindível a adoção de cláusula com a previsão expressa de que, além da sociedade, o sócio responde subsidiária e ilimitadamente pelos danos causados aos clientes, por ação ou omissão, no exercício da advocacia, assim como a previsão de que, se os bens da sociedade não cobrirem as dívidas, responderão os sócios pelo saldo, na proporção em que participem das perdas sociais, salvo cláusula de responsabilidade solidária."

Fica claro, então, que a responsabilidade subsidiária e ilimitada se aplica exclusivamente aos atos de exercício profissional da advocacia perante os clientes. Nos atos de gestão, prevalece a regra do direito comum.

COMITÊ TRIBUTÁRIO

Contribuição ao SESC e SENAC - O Comitê Tributário do CESA, no último dia 04 de dezembro, divulgou sua posição com relação a exigência de recolhimento das contribuições ao SESC e SENAC pelas Sociedades de Advogados. Conheça o texto desse trabalho do Comitê.

COFINS - Prestadoras de Serviços -  O CESA conseguiu uma importante vitória em sua luta, no Supremo Tribunal Federal, em favor do reconhecimento da isenção da COFINS para os escritórios de advocacia. Trata-se da submissão do assunto ao órgão plenário do Tribunal, após a sustenção oral realizada pelo Prof. Paulo de Barros Carvalho, que culminara com pedido de vista do Min. Eros Grau. Nos vários processos julgados pelas Turmas do Supremo Tribunal Federal, as decisões não foram uniformes, mas todas indicavam uma tendência do Supremo de mudar a orientação antes pacífica do Superior Tribunal de Justiça pela isenção da COFINS. Assim, a afetação ao plenário certamente permitirá que o assunto seja analisado com profundidade, e com a efetiva apreciação dos argumentos que vimos sustentando.

FÉRIAS COLETIVAS CESA/SINSA

Informamos que a Secretaria do CESA e do SINSA permanecerá fechada no período de 26 dezembro de 2006 a 05 de janeiro de 2007, retornando as atividades no dia 08 de janeiro.

A DIRETORIA E O CONSELHO DO CESA DESEJAM A TODAS AS ASSOCIADAS, AMIGOS E COLABORADORES, UM ÓTIMO NATAL E UM 2007 PLENO DE REALIZAÇÕES!


Este boletim substitui as atas, circulares e comunicados de eventos ocorridos durante o período abrangido e tem o objetivo de dar ampla divulgação das atividades do CESA a todos os seus associados e colaboradores. Para mais informações, consulte nosso web site.

CESA | Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
Rua Boa Vista, 254 - 4o andar - Sala 403
Centro    São Paulo/SP    CEP 01014-907
Tel.: (11) 3104.8402   Fax.: (11) 3104.3352

www.cesa.org.br        cesa@cesa.org.br

:: DIRETORIA EXECUTIVA

Antonio Corrêa Meyer
José Luis de Salles Freire
Orlando Di Giacomo Filho
Celso Cintra Mori
Clemencia Beatriz Wolthers
Horacio Bernardes Neto
Marta Mitico Valente
Carlos Roberto F. Mateucci
Eduardo Grebler
Thomas Benes Felbserg

:: DIRETORIA

Antonio Corrêa Meyer
José Luis de Salles Freire
Marta Mitico Valente
Carlos Roberto F. Mateucci
Antonio C. Mariz de Oliveira
Belisário dos Santos Jr.
Celso de Souza Azzi
Eduardo Grebler
Fernando B. Pinheiro
Gilberto Giusti
Luis Augusto Roux Azevedo
Marcelo A. Muriel
Mário Barros Duarte Garcia
Moira V. Huggard-Caine
Newton Silveira
Ricardo Veirano
Roberto Quiroga Mosquera
Rogério Lessa
Thomas Benes Felsberg
Silvia Miranda Naufal

:: CONSELHO DIRETOR

Horacio Bernardes Neto
Rubens Approbato Machado
Agostinho Toffoli Tavolaro
Alberto Murray Neto
Alfredo de Assis G. Neto
Arthur Pinto Lemos Netto
Carlos José Santos da Silva
Décio Policastro
Eduardo Carvalho Tess Filho
Elias Farah
Erasmo Novaes França
Fernando Facury Scaff
João Celestino Costa Neto
Luiz Flávio Borges D’Urso
Luiz Olavo Baptista
Luiz Roberto Novaes
Manoel A. de Oliveira Franco
Marcia D. L. Matrone
Modesto Carvalhosa
Ordélio Azevedo Sette
Paulo Vieira
Paulo Cezar Aragão
Paulo Rogério Sehn
Ricardo Barretto F. Silva
Ricardo Tosto Carvalho
Salvador Ceglia Neto
Salvador Fernando Salvia
Sérgio Sobral
Ubiratan Mattos
Ulisses César M. de Sousa

:: SECCIONAIS
BAHIA
Mariana Matos de Oliveira
BRASÍLIA-DF
Túlio Freitas do Egito Coelho
MINAS GERAIS
Gustavo Graça Mercadante
PARANÁ
Carlos Eduardo Manfredini Hapner
PERNAMBUCO
Luiz Piauhylino M. Monteiro
RIO DE JANEIRO
Gustavo Brigagão
RIO GRANDE DO SUL
André de Vasconcellos Chaves

:: COMITÊS
ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA
Clemencia Beatriz Wolthers  Carlos José Santos da Silva
Marcia D. L. Matrone
ADV. COMUNITÁRIA
Rubens Naves
Otávio Uchoa da Veiga Filho
Leonardo Barem Leite
ARBITRAGEM
Gilberto Giusti
Giovanni Ettore Nanni
Márcio Bellocchi
AMBIENTAL
Walter Senise
                 Werner Grau Neto
Luiz Fernando Sant’Anna
COM. INTERNACIONAL
Thomas Benes Felsberg
Marcelo Calliari
Leopoldo Pagotto
CONCORRÊNCIA E CONSUMO
Flávio Lemos Belliboni
Rogério Domene
Ricardo Salles
ENSINO JURÍDICO
Orlando Di Giacomo Filho
Salvador Ceglia Neto
Shirly Eliane Vogelfang
JUDICIÁRIO
Marcelo A. Muriel
Patrícia Rios
Théra van Swaay De Marchi
PENAL
Antonio C. Mariz de Oliveira
Roberto Podval
P. INTELECTUAL
Newton Silveira
Elton Minasse
Patrícia Lynch
SOCIETÁRIO
Luiz Roberto de Andrade Novaes
Celso de Souza Azzi
Celina Pannunzio
TRABALHISTA
Sólon de Almeida Cunha
Wolnei Tadeu Ferreira
José Eduardo Haddad
TRIBUTÁRIO
Salvador Fernando Salvia
Daniella Zagari
Luciana Rosanova Galhardo

Para cancelar o recebimento, clique aqui