Notícias

21/11/2017
OAB - PI agora é Piauí Digital

Ascom JUCEPI
JUCEPI e OAB - PI assinam convênio (Ascom JUCEPI)

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí - assinaram convênio para adesão da OAB-PI ao sistema Piauí Digital. A solenidade ocorreu na sede da Ordem, e reuniu autoridades locais e a classe advocatícia.

Com a assinatura do convênio, o procedimento de abertura de sociedade de advogados e sociedades unipessoais se tornará muito mais rápida e fácil. A adesão da OAB-PI ao sistema Piauí Digital faz parte da expansão do sistema Redesimples no Piauí e representa uma grande evolução para todo o estado. “Este é um anseio das sociedades de advogados que agora poderão resolver todas as suas questões aqui na OAB, sem deslocamentos e com menos burocracias”, afirmou Chico Lucas, presidente da OAB-PI.

A OAB, assim como a Jucepi, é uma das três instituições aptas ao registro mercantil no país. A outra são os cartórios, onde são feitos os registros de associações, partidos políticos, fundações e entidades religiosas. Na Ordem são registradas as sociedades formadas por advogados, os escritórios de advocacia.

Durante o pronunciamento, a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, disse que a dinamicidade e modernidade do sistema acompanham as mudanças no cenário empresarial no Brasil. “O fortalecimento do setor empresarial promove também o desenvolvimento do Piauí porque gera emprego e tributação para o Estado, faz a roda da economia girar”, argumentou a gestora.

Segundo o delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Alves, a integração da OAB ao sistema representa um grande avanço ao processo que possibilitará melhor formalização de empreendimentos no Estado. “O sistema ganha força com a OAB e com a integração de todos os atores envolvidos. Estamos felizes em contar com mais uma entidade parceira”, avaliou.

Atuante na área empresarial, o presidente do Instituto dos Advogados, Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e o membro honorário vitalício da OAB-PI, Álvaro Motta, parabenizou o desenvolvimento do sistema e destacou o convênio como uma conquista importante para a classe. “Simplificar a estruturação de novas sociedades de advogados gera desburocratização, isso contribui para que o profissional atue com mais foco na advocacia”, afirmou Álvaro Mota.

A integração ao sistema Piauí Digital garantirá ao advogado orientação clara e precisa sobre o registro e licenciamento da sociedade, além de facilitar alterações contratuais, distrato social e declaração unilateral.

Tendo sido formalizado o convênio, a próxima fase será a implantação do sistema. “Será um ganho com celeridade dos processos, da abertura e formalização de empresas contando com a integração de todos os órgãos que envolvem este processo. O ‘Piauí Digital’ está pronto, o que ocorrerá agora é a parametrização do sistema para que todos os atores possam efetivamente fazer uso”, esclareceu o gestor de TI da JUCEPI, Rafael Oliveira.

Homenagem

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Alzenir Porto, foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí durante solenidade de assinatura de convênio de integração da OAB-PI ao sistema Piauí Digital. A homenagem concedida pelo presidente da Ordem no Piauí, Chico Lucas, faz menção aos importantes serviços prestados por Alzenir Porto ao estado do Piauí.

O presidente fez questão de falar sobre as diferenças entre o antes e depois da gestão de Alzenir Porto na Junta Comercial do Estado do Piauí. A gestora por sua vez frisou que nenhuma melhoria foi alcançada sozinha, e que se hoje a JUCEPI está em terceiro lugar no ranking entre as melhores Juntas Comerciais do país, se deve também ao empenho de todos os órgãos parceiros e colaboradores.

Fonte: Ascom JUCEPI
Autoria: Isabelle Azevedo