Notícias

06/02/2018

O movimento "Sou Responsável" quer estimular o protagonismo de todos os brasileiros com foco neste ano eleitoral. Não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos. Teve origem a partir de uma iniciativa da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, que resultou inicialmente em uma parceria com Cúria Metropolitana de São Paulo para organizar ato público pela ética e contra a corrupção em 09 dezembro, data consagrada globalmente pelo combate a esse mal que tanto prejudica a vida em sociedade. Juntas, as duas instituições, que são reconhecidas agentes em defesa da cidadania, reuniram-se com mais de outras cem importantes entidades da sociedade civil em cerimônia simbólica e inter-religiosa da Catedral da Sé.

Motivada pelo chamamento à participação da sociedade que emergiu na ação na Sé e por encontros provocados pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, em torno de conversas sobre o tema, a proposta agora ganha corpo com a ampliação do número de interessados em colaborar, caso, por exemplo, do Portal Catraca Livre. Através do seu projeto Reciprocidade, comandado pelo jornalista Gilberto Dimenstein com o objetivo de apoiar iniciativas de impacto social, o Catraca já trabalha voluntariamente para incentivar engajamento entre jovens frequentadores de suas plataformas de divulgação nessa campanha.

Grandes nomes da publicidade também resolveram se comprometer com a ideia, assim como profissionais de outras áreas e entidades. Todos com o propósito de reforçar a continuidade desse despertar do maior número de cidadãos para a consciência de que serão responsáveis pelo nosso futuro, a começar pela decisão que tomarão nas próximas eleições.

Difusão do Manifesto
No momento há um esforço conjunto dos envolvidos em ampliar a difusão do texto que conceitua o espírito da mobilização em torno da campanha “Sou Responsável”, por meio da publicação em redes sociais e canais de comunicação das entidades. Eis aqui a íntegra do Manifesto:

"Sou responsável

Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.

Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.

Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.

O movimento" Sou Responsável "não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos."


Participantes ativos
Entre as entidades que assinam a campanha estão, por ordem alfabética:

ACSP - Associação Comercial de São Paulo
AESCON-SP - Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de SP
APLJ - Academia Paulista de Letras Jurídicas
ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade
ABMES - Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior
ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas
ASABB - Associação Advogados do Banco do Brasil
Central Força Sindical SP
CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
CJP - Comissão de Justiça e Paz de São Paulo
CRA-SP - Conselho Regional de Administração
CRECI-SP - Conselho Regional de Corretores de Imóveis
CORECON-SP - Conselho Regional de Economia
CREMESP - Conselho Regional de Medicina
Cúria Metropolitana de São Paulo
FESESP - Federação de Serviços do Estado de SP
FECOMERCIO-SP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
FNE - Federação Nacional dos Engenheiros
FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado SP
OAB Nacional
OAB SP - Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo
Portal Catraca Livre
RBC - Rede Brasileira de Criatividade
SESCON-SP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de SP
SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de SP e RJ
SINDITECIDOS - Sindicato Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos
SEESP - Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP
SINDAPP- Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

As próximas etapas incluem articulações em busca de novos apoios e criação e produção, de forma colaborativa, do logo para a campanha. Está também sendo programada uma gincana tecnologia para desenvolvimento de aplicativos que auxiliem o cidadão para o voto consciente, com premiação dos melhores projetos. Haverá também desafios para o registro de histórias de pessoas que, em todos os cantos do Brasil, demonstram responsabilidade com a vida em sociedade, com o meio ambiente, com os outros, com a sua cidade e com os interesses comuns a todos.

Tudo sempre realizado por todos os que quiserem participar, sempre contribuindo com o espírito traduzido no princípio: “Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos e também cumprindo os nossos deveres”.

Fonte: OAB/SP