Notícias

28/11/2016

OAB-ES apresenta Guia de Compliance para advogados

OAB-ES apresenta Guia de Compliance para advogados
Guia é apresentado para advogados. Foto: Divulgação.

O “Guia” para implantação de programa de integridade (“compliance”) em escritórios de advocacia elaborado pela Comissão de Direito Empresarial da OAB-ES foi apresentado durante um evento a convite do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, na última sexta-feira (25). Na ocasião, os advogados contaram com uma apresentação do advogado, doutor Leopoldo Pagotto, que falou sobre a importância do Compliance.

A Comissão de Sociedade de Advogados também participou do evento como colaboradora para disseminar a proposta do Compliance.

Para o palestrante, o Guia foi uma grande iniciativa. “Nós somos os grandes defensores iniciais da ética. A própria questão da defesa das prerrogativas profissionais fica fortalecida se todos os escritórios seguem as leis, porque quando um escritório passa a desrespeitar a legislação, abre margens para violações. Se o escritório tem regras e as cumpre ele se blinda contra as violações”, enfatizou.

Leopoldo Pagotto destacou o capítulo três do Guia, dizendo ser muito interessante porque traz um passo a passo bem didático do que é necessário. “Gosto de frisar o que eu julgo que é muito importante, que é o comprometimento da alta administração. Pouco importa o escritório ter todos os controles, regras e mecanismos do Compliance bem estabelecidos, se eventualmente, os sócios, administradores que têm a liderança dão mal exemplo”, comentou o palestrante.

O “Guia de Compliance” está disponível no site da OAB-ES gratuitamente.

Fonte: OAB/ES