Notícias

02/03/2016

Os escritórios paulistas Palma e Alonso Sociedade de Advogados e Koerner Neto Advogados Associados passaram a operar em associação com o Urbano Vitalino Advogados, banca pernambucana que tem quase 80 anos de atuação na área do Direito Empresarial (consultivo e contencioso) e atendimento de clientes em todo o país em áreas como direito trabalhista, tributário, imobiliário, societário, ambiental, administrativo-econômico, propriedade intelectual, entre outras. A operação faz parte do plano de expansão de atividades do Urbano Vitalino Advogados que, na contramão do cenário nacional, cresceu 36% em 2015. Os escritórios passarão, conjuntamente, a atender clientes sob a marca do escritório pernambucano.

O Urbano Vitalino Advogados inaugurou, em 2012, unidade em São Paulo para se aproximar das operações dos seus maiores clientes. Com a união com Koerner e Palma e Alonso Advogados, passará a ocupar um andar inteiro em um empresarial na Vila Olímpia. No local, uma equipe de 25 advogados mais outros cinco colaboradores da área administrativa gerenciarão processos dos clientes, fortalecendo a atuação nas áreas cível, trabalhista, tributária, societária, contratual e imobiliária, além de intensificar a relação mais próxima e direta com o centro decisório das empresas que atendem.

"Nos últimos anos, ganhamos força na atuação para grandes conglomerados. Como o Brasil ainda concentra os centros gestores das grandes empresas no eixo Rio-São Paulo, uma atuação nacional de qualidade como a que buscamos constantemente não é viável sem uma real proximidade física. Assim, tornou-se imprescindível manter uma maior aproximação do centro decisivo dessas empresas. Por isso investimos na associação com escritórios de reputação e trabalho reconhecido em áreas nas quais temos o interesse em ampliar a nossa atuação”, explicou Urbano Vitalino Neto, diretor presidente do Urbano Vitalino Advogados. A expectativa com a associação é elevar ainda mais o nível de qualidade e a capilaridade do atendimento atual em áreas como a trabalhista, uma das que mais cresceram nos últimos anos, e a penetração na advocacia especializada consultiva na região, já que os dois escritórios paulistas têm tradição nas suas áreas de atuação.

Os processos gerenciados pelos escritórios paulistas e suas equipes passam a integrar o modelo de gestão do Urbano Vitalino Advogados. Referência nacional e focado na profissionalização da prestação dos serviços jurídicos de qualidade, o modelo pernambucano é inovador na área por investir e apostar em aspectos como o uso de metodologias de planejamento estratégico usuais em outras áreas (Balance Scorecard), como a industrial. O investimento sistemático em tecnologia da informação mudou a forma do escritório operar junto aos clientes, unidades e parceiros. A implantação de ferramentas de gestão integrada reduziu custos, automatizou e integrou as operações, que hoje são controladas remotamente, passando a ser um dos diferenciais competitivos do escritório no mercado.

PERSPECTIVAS – A perspectiva de futuro do Urbano Vitalino Advogados é continuar crescendo. Desde 2011, quando adotou um modelo de gestão com quantificação dos objetivos estratégicos, passou a crescer uma média superior a 30% ao ano.

Para 2016, apesar da perspectiva de continuidade na desaceleração do crescimento do país, a expectativa, sem considerar as associações, é de 40% de crescimento. A explicação está no investimento constante no aperfeiçoamento da gestão, na ampliação de serviços dentro dos clientes existes e na ampliação da carteira de clientes. "O mercado atual exige que os negócios jurídicos sejam gerenciados com agilidade, qualidade e custos seguros", ressalta Urbano Vitalino Neto. Com a associação, a perspectiva é que a unidade paulista do Urbano Vitalino Advogados se torne maior que a sede, no Recife, nos próximos cinco anos, dado o volume das operações que pretende realizar.

Para este ano está prevista, ainda, a ampliação dos escritórios em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro (RJ). O Urbano Vitalino Advogados opera com sete unidades no Brasil - Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) - e uma em Angola, além de manter parcerias nos Estados Unidos, América Latina e na Europa. O Urbano Vitalino Advogados é reconhecido pelo Great Place To Work há quatro anos como uma das melhores empresas para se trabalhar e integra o catálogo Chambers & Partners entre os melhores escritórios da América Latina.

Dados sobre a associação
- Urbano Vitalino Advogados (PE) se associa ao Koerner Neto e Palma e ao Alonso Advogados
- Atuação: direito empresarial (fortalecimento de áreas como cível, trabalhista, tributária, societária, contratual e imobiliária)
- Número de colaboradores (total): 450 (30 em São Paulo), sendo 200 advogados (25 em São Paulo)
- Atuação: Brasil e exterior

Passam a compor o conselho consultivo do escritório

- Antônio Jacinto Caleiro Palma
Advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Universidade São Luiz (SP); professor de Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo em cursos de graduação e especialização - CGAE, CGAP, CEAG e GVPEC. Membro da Comissão de Exames da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo – OAB/SP; membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), integrante do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Autor de obras e de artigos jurídicos diversos. Atuação destacada na área empresarial.

- Gilberto Alonso Júnior
Advogado especializado em Direito Empresarial pela USP, onde também se graduou. Membro fundador da Comissão de Direito Médico da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo – OAB/SP; ex-examinador credenciado do Exame de Ordem da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo – OAB/SP; associado ao Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Autor de artigos em matéria de Erro Profissional em publicações especializadas. Atuação destacada nas áreas do Processo Civil, Arbitragem, Direito Médico e Direito Público.

- João Vestim Grande
Advogado pós-graduado em Direito Empresarial e em Contratos Empresariais pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVlaw); Master of Laws – LLM em Direito Societário no INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa (IBMEC - São Paulo); coordenador do Comitê Societário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA); coordenador do Comitê de Ensino Jurídico e Relações com Faculdades do CESA; membro Colaborador da Comissão de Direito Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo – OAB/SP (Gestão 2010 – 2012); membro da Comissão de Estágio da OAB/SP (Gestão 2013 – 2015); membro da Comissão de Direito Empresarial do MDA – Movimento de Defesa da Advocacia e da Associação dos Advogados de São Paulo. Atuação destacada na área empresarial.

- Fábio Lemos Cury
Advogado especialista em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVlaw) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Membro efetivo da comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo – OAB/SP; membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT; Associado Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA); membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Atuação destacada na área de planejamento tributário, societário e sucessório.

- René Guilherme Koerner Neto
Advogado especializado em Direito do Trabalho, pós-graduado em Direito Empresarial (Mackenzie). Presidente da Comissão de Estudos sobre o Direito do Trabalho da OAB-Pinheiros; membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP; consultor da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico e de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP; mediador e conciliador da Câmara de Conciliação e Mediação da Fiesp (CAMFIESP) e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo (Distrital Pinheiros). Atuação destacada na área trabalhista.

- Eduardo Tuma

Advogado especialista em Direito Tributário, mestre em Direito do Estado e Doutor em Filosofia do Direito pela PUC/SP. É pós-doutorando em Direito pela Universidade Sorbonne e professor Doutor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP). Atua também como líder do grupo de pesquisa de Direitos Humanos e Sistemas Econômicos na Era Digital (Human Rights and Economic Systems in the Digital Era) da Universidade Sorbonne.

Sobre os escritórios

- Urbano Vitalino Advogados

Fundado em Garanhuns em 1937, o Urbano Vitalino Advogados tem experiência reconhecida em advocacia contenciosa (disputas judiciais, negociação e solução de conflitos) junto ao Poder Judiciário e a diversos órgãos da Administração Pública. Também presta consultoria de forma personalizada nas áreas do direito trabalhista, tributário, imobiliário, societário, ambiental, administrativo-econômico, propriedade intelectual, entre outros ramos. Com sede em Recife, atua em todo o território nacional e conta com unidades próprias em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e na Angola (África). Também mantém parcerias com escritórios dos Estados Unidos, da América Latina e da Europa. Em sua carteira conta com clientes do porte do grupo FCA (Fiat Chrysler), Carrefour, Bradesco, Banco BMG, Banco Pan, Contax, EletroShopping, Lojas Insinuante, Odebrecht, Bonanza, Compesa, Complexo Portuário de Suape e Estaleiro Atlântico Sul, entre outras empresas e instituições, locais, nacionais e estrangeiras, somando quase mil clientes.

- Palma e Alonso Advogados
A história da Palma e Alonso teve origem em 1986, com a criação do Caleiro Palma Advogados, fundado pelo professor Antônio Jacinto Caleiro Palma. Após alguns anos, este se associou ao advogado Gilberto Alonso Júnior. Depois de se associarem a um grande escritório de advocacia, optaram por fundar o Palma e Alonso com uma filosofia de trabalho diferente, passando a se destacar pela atuação nas esferas consultiva e contenciosa (incluindo arbitragem) das seguintes áreas do direito empresarial: Administrativo/Licitações Públicas/PPPs, Ambiental, Consumidor e Advocacia de Escala, Civil e Contratos, Econômico e Concorrencial (CADE), Família e Sucessão, Imobiliário, Internacional, Médico/Área de Saúde, Regulatório, Securitário, Societário e Comercial, Trabalhista/Previdenciário e Tributário.

- Koerner Neto
Sediado em São Paulo, o Koerner Neto atuava desde 2005 como uma extensão do departamento jurídico dos seus clientes. Entre os segmentos que atendia estão Telecomunicações, Energia, Relações de Consumo, Construção Civil, Mineração, Química, Transportes, Alimentos, Comércio e Finanças. Sua equipe atuava em áreas do Direito como Bancário, Civil, Comercial, Consumidor, Desportivo, Econômico e Concorrencial, Internacional, Societário, do Trabalho, Tributário, Fusões e Aquisições, Propriedade Intelectual e Informática, Seguros e Shopping Centers.

Fonte: Justiça em Foco