Notícias

11/10/2016
As sociedades de advogados inscritas no Cesa (Centro de Estudos das sociedades de advogados) podem participar da Pesquisa de Recenseamento lançada pela entidade e enviada aos representantes nos 15 estados que têm representação, dentre eles o Paraná. Os temas envolvem Gestão e Governança, Modelos de Admissão e Retirada de Sócios, Sucessão nos Escritórios, Estrutura das carreiras de Advogados e Ações de Marketing e Promoção.

Desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em conjunto com o Comitê de Administração e Ética Profissional e Diretoria do Cesa, o objetivo da pesquisa é fazer um levantamento dos procedimentos utilizados pelas sociedades de advogados. É uma ação pioneira no mercado jurídico para definir o tamanho e a importância do segmento na economia brasileira.

Para o presidente do Cesa Paraná, Guilherme Kloss Neto, é uma oportunidade para as sociedades de advogados conhecerem e compararem as suas realidades, um benchmarking na área da advocacia. “A direção nacional do Cesa está realizando essa pesquisa com objeto amplo e em todo o Brasil, entre os mais de mil escritórios associados à nossa entidade, de onde sairá uma radiografia muito interessante sobre o perfil das sociedades advocatícias. Por isso exorto todas as associadas a responder à enquete”, explica. Ao assumir a direção do Cesa Paraná, Kloss Neto projetou realizar uma pesquisa no mesmo molde. “É importante levantarmos o formato de administração, a estrutura de cargos de apoio, indicadores de desempenho, englobando faturamento, remuneração de advogados e colaboradores, estrutura mínima de pessoal para funcionamento e custos em geral, para servir de baliza aos administradores dos escritórios”, afirma.

A pesquisa está sendo enviada pelo Cesa Paraná aos seus associados e deve ser respondida até o dia 20 de outubro. O resultado será transformado no Guia de Melhores Práticas, onde irão constar as recomendações das práticas de governança, gestão e marketing mais apropriadas. A coordenação do projeto é do professor Leandro Fraga, pesquisador e consultor do Profuturo.

Para se associar ao Cesa é preciso preencher uma ficha cadastral disponível no site http://www.cesa.org.br/cadastro e enviar uma cópia do Contrato Social registrado na OAB. A proposta de inscrição é submetida a diretoria do Cesa na seccional correspondente.

Fonte: Diário dos Campos