Notícias

17/05/2021
Atuação do advogado brasileiro em Portugal

 
O movimento de migração do Brasil para Portugal é uma realidade entre a população em geral, e entre os advogados. Levantamento mais recente mostra que em 2017 eram 536 imigrantes naquele país, saltando para 2.270 em 2019, um crescimento de 323%. Os brasileiros já representam 7% do número de advogados em Portugal.
 
Entre os atrativos, está o fato de os profissionais do Direito não precisarem validar o diploma. Um acordo celebrado entre a Ordem dos Advogados do Brasil e a Ordem dos Advogados de Portugal permite a atuação profissional em ambos os países, requerendo apenas a inscrição no órgão local.
 
De olho nessa tendência, o MeuCurso promove, em seu 34º Congresso Digital, debates e apresentações sobre o tema "Atuação do advogado brasileiro em Portugal: aspectos profissionais e acadêmicos".
 
Os convidados irão abordar temas como mitos e verdades acerca do exercício da advocacia por profissionais brasileiros em terras portuguesas, além dos procedimentos para realização de pós-graduação lato e stricto sensu e a validade dos títulos no Brasil.
 
Mesa virtual
 
@jomassano – João Massano - Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados de Portugal
 
@juscibernetica – Cláudio Joel - Advogado, Professor, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídicas pela UAL – Universidade Autónoma de Lisboa - Portugal
 
@alvaroagonzaga – Álvaro Gonzaga - Advogado, Professor e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Clássica de Lisboa
 
@carloscaje – Carlos José Santos - Cajé - Advogado, Professor, Sócio do Machado Meyer Advogados e Presidente do Conselho diretor do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
 
@sicaleo – Leonardo Sica - Advogado, Professor, Mestre e Doutor em Direito Penal Pela USP. Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (2015-2016)
 
@profmarcoantonio – Marco Antonio Araujo Junior – Advogado, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, fundador do Meu Curso Educacional

Sobre o MeuCurso
 
Criado em junho de 2018, o Meu Curso Educacional nasceu da experiência de coordenação pedagógica dos professores Marco Antonio Araujo Jr., Darlan Barroso e da executiva de marketing Malu Mortari.  Com sede em São Paulo, a escola possui em seu corpo docente os principais juristas do país, e oferece cursos para o Exame da OAB, Concursos Públicos e Pós-graduação nas modalidades presencial, telepresencial e on-line em áreas como Direito do Trabalho, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Digital e Compliance, Direito Previdenciário, Processo Civil, Segurança Pública, Direito da Mulher e Direito Tributário.
 
Com o período de pandemia, a instituição intensificou a oferta de cursos de extensão oferecidos na modalidade on-line, como Teoria e Prática na LGPD, Direito Médico, Prática em Processo Civil, Prática Previdenciária, entre outros. Os cursos que são gratuitos ficam disponíveis no canal do Meu Curso no Youtube, MeuCursoOficial.
 

Fonte: Migalhas - SP

Divulgado também por: SEGS.com.br - SP