Notícias

08/06/2022
Cientista premiada por pesquisar Covid
 
Jaqueline Goes recebeu o Prêmio Mulheres na Ciência na Câmara dos Deputados

Cientista baiana Jaqueline Goes
 
Cientista baiana Jaqueline Goes - Foto: Divulgação
 
 
O sequenciamento do genoma (código genético ou sequência de DNA) do novo coronavírus valeu a indicação da cientista baiana Jaqueline Goes para receber o Prêmio Mulheres na Ciência na Câmara dos Deputados.
 
O anúncio do nome da pesquisadora pelo Conselho Deliberativo para receber a premiação partiu da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), como reconhecimento pelo trabalho de excelência da participação feminina na ciência brasileira.
 
– Fico muito feliz e honrada com a escolha do seu nome pelo Conselho Deliberativo do prêmio, que é um reconhecimento da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas no Brasil – afirmou Alice Portugal.
 
Doutora em Patologia Humana e Experimental, pela Universidade Federal da Bahia, Jaqueline Goes concluiu o sequenciamento do genoma do coronavírus em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.
 
O trabalho foi decisivo para a detecção das mutações do vírus e na busca pela vacina, tendo em vista a importância da campanha de imunização, apesar da demora de mais de um ano para o governo federal iniciar a aquisição e aplicação das doses.
 
A indicação do nome da cientista baiana contou com o apoio da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e do deputado Jorge Solla (PT-BA). Além dela, as cientistas Erika Parlato de Oliveira, indicada pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), e Natalia Pasternak Taschner, cujo nome foi sugerido pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), vão receber a premiação. 
 
A solenidade de premiação está agendada para o dia 6 de julho, em horário e local a ser confirmado pela Câmara dos Deputados.
 
“Não houve condicionantes e nem deveria haver [na ligação entre Bolsonaro e Moraes] pois tratávamos ali de fazer um gesto de boa vontade e grandeza entre dois Poderes”
 
michel temer, ex-presidente, desmentindo versão de Bolsonaro em afirmações que o ministro Alexandre Moraes teria feito a eles promessas na ligação intermediada por Temer para distensionar relações
 
Advocacia probono
 
Advocacia probono (para o bem, em latim) será tema do próximo encontro realizado pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – Seccional da Bahia (Cesa Bahia). O evento, programado para quinta-feira, dia 9, a partir das 18h, no Restaurante Barbacoa, em Salvador, deverá reunir operadores de direito conscientes da importância da aplicação da virtude da justiça em suas questões. No local, estarão reunidos representantes de escritórios de advocacia associados ao Cesa Bahia, com o objetivo de debater boas práticas na carreira jurídica.
 
 – É importante reforçar a prática voluntária da advocacia, destacando o seu papel social – afirma o presidente do Cesa Bahia, Antonio Adonias Bastos, ao reforçar o papel transformador da advocacia  na sociedade.
 
POUCAS & BOAS
 
O Ministério Público Federal (MPF) realiza hoje e amanhã duas audiências públicas para debater, acompanhar e impulsionar políticas públicas voltadas para as comunidades tradicionais da Bahia. Com participação de lideranças de comunidades quilombolas de diversas regiões da Bahia, os eventos tem início às 8h e acontecem no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Representantes da Superintendência do Patrimônio da União, do Inema e do Incra também foram convidados. O acesso é livre até lotação do espaço.
 
Em Itabuna termina hoje a Feira Cidadã, que desde segunda-feira movimenta a avenida Princesa Isabel, ao lado da prefeitura. No local estão sendo ofertados diversos serviços de saúde, com promoção da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e apoio de diversas secretarias do município. Também o SAC Móvel está com serviços no local.
 
‘Direitos Humanos e Bem viver – para onde caminhar’ é o tema da Mesa Diálogo I do evento UFBA Ecofalante 2022, que acontece amanhã entre 13h e 14h30 com transmissão pelo canal TV UFBA do YouTube. Participam Júlio Rocha, Valécia Ribeiro, Fabíola Aquino e Marcos Sorrentino, com debate sobre o filme mobilizador ‘Frágil Equilíbrio’. A programação faz parte da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema - Especial: Semana do Meio Ambiente, com mesas previstas até o dia 20 de junho. Com um grande evento anual e encontros em diversas cidades do Brasil a Ecofalante é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que desenvolve projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura.

Fonte: A Tarde - BA