Notícias

26/06/2019


Cláudio Carneiro e o presidente do Cesa, Carlos José Santos da Silva

“A implementação do programa de compliance passou a ser um investimento para as sociedades de advogados, pois acaba resultando em ganho reputacional e possibilitando a alavancagem dos negócios”, afirmou o presidente da Comissão de Compliance e Governança do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Cláudio Carneiro, que representou a entidade nesta terça-feira (25/6), em São Paulo, em evento promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa). O encontro, que reuniu as entidades associadas ao Cesa, presidido por Carlos José Santos da Silva, teve como tema central O compliance aplicado às sociedades de advogados. Cláudio Carneiro anunciou que o assunto será tema de seminário que a Comissão de Compliance e Governança do IAB realizará no segundo semestre deste ano.
 
Fizeram palestras a mestre em Direito na área de compliance pela Fordham University (USA) Isabel Franco; o secretário municipal de Justiça de São Paulo, Rubens Naman Rizek Junior, ex-presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo; a diretora do Cesa e coordenadora do Comitê de Administração e Ética Profissional (Cadep) Mariana Matos de Oliveira; e a especialista em compliance e governança Flavia Filhorini Lepique.
 
Na ocasião, ocorreu o lançamento do Manual de orientação do compliance aplicado às sociedades de advogados, desenvolvido pelo Cadep, com o apoio do Instituto Internacional de Compliance (Incom) e do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa).


O encontro reuniu representantes das entidades associadas ao Cesa

Fonte: IAB - RJ