Notícias

20/10/2022
Congresso Nacional das Sociedades de Advogados com inscrições abertas
Maior evento de escritórios de advocacia do país deve receber até mil pessoas em São Paulo; abertura terá Michel Temer e Nelson Jobim.
 
De 09 a 11 de novembro acontece na capital paulista o maior evento de âmbito nacional reunindo escritórios de advocacia: O Congresso Nacional de Sociedades de Advogados, organizado pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e pelo Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa). O evento terá lugar no Hotel Tivoli Moffarej, na região da Avenida Paulista, e espera reunir cerca de mil participantes, entre juristas, membros do Judiciário, da Câmara dos Deputados e do Senado, além de profissionais das sociedades de advogados de todo o País, assim como advogados que integram departamentos jurídicos das maiores empresas do Brasil.
 
Dentre os principais temas que serão debatidos destacam-se o novo modelo de trabalho na advocacia pós-pandemia, decorrente do avanço no uso de novas tecnologias, da digitalização do Judiciário e do uso de inteligência artificial pelos escritórios — o que resultou no crescimento do mercado de lawtechs; como a tecnologia impacta a produtividade e a competitividade; a tributação dos escritórios de advocacia; o impacto do ESG nas bancas e a diversidade de gênero e de raça nos escritórios e o “Projeto Incluir Direito”, desenvolvido pelo Cesa e por bancas parceiras.
 
Também serão discutidas questões ligadas à conquista e fidelização de clientes; como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem interpretado o Código de Processo Civil (CPC) e a Lei de Arbitragem; as recentes alterações no ordenamento societário; o Direito da Concorrência e o Judiciário; tributação das Sociedades de Advogados; processo eleitoral, crimes eleitorais e a Justiça Eleitoral.
 
Os painéis debaterão ainda outros temas, como aspectos legais e práticos do trabalho remoto; redes sociais e suas repercussões no Direito do Trabalho; Justiça Digital, provas e audiências digitais; balanço dos cinco anos da Reforma Trabalhista; Declaração de Direitos da Liberdade Econômica e Trabalho; temas atuais em negociação coletiva.
 
A conferência de abertura “O papel do Judiciário na preservação da democracia” será feita pelo ex-presidente da República Michel Temer e pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.
 
Outros participantes confirmados são o presidente do Cesa, Gustavo Brigagão; a presidente do Sinsa, Gisela da Silva Freire; o vice-presidente da OAB-SP, Leonardo Sica; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches; os presidentes da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), respectivamente Mário Luiz Oliveira da Costa e Renato de Mello Jorge Silveira; a diretora-executiva do Cesa, Clemencia Beatriz Wolthers; e o advogado Alexandre Atheniense, especialista em Direito Digital.
 
O evento é aberto para todas as sociedades de advogados, sejam elas filiadas ou não às entidades organizadoras. Estudantes de Direito também podem se inscrever, com preços especiais.
 
— O Congresso Cesa/Sinsa foi organizado com o objetivo de propiciar às sociedades de advogados a análise de novas questões sobre gestão, exercício da advocacia, relacionamento com clientes, bem como o papel que exercem na sociedade— destaca Gustavo Brigagão, presidente do Cesa. | Informações e inscrições: https://app.higestor.com.br/inscricao/6496 | www.congressocesasinsa.com.br

Fonte:Portal Fator Brasil - RJ