Notícias

16/11/2021
Edmée Cardoso representa o IAB na entrega do X Prêmio Benedicto Galvão da OAB/SP

Edmée Cardoso representa o IAB na entrega do X Prêmio Benedicto Galvão da OAB/SP
 
 
A advogada Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, membro da Comissão de Igualdade Racial, representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na solenidade híbrida de entrega do X Prêmio Benedicto Galvão, concedido pela OAB/SP àqueles que “perseveram na luta em favor da equidade e da cidadania, seja com ações afirmativas, seja com políticas públicas ou privadas de inclusão social, e pela manutenção das liberdades, restaurações e preservação dos valores democráticos”.
A condecoração foi instituída pela Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP em 2012, sob a chancela do conselho secional, homenageando o primeiro presidente negro da entidade (1940-1941). O presidente da OAB/SP, Caio Augusto Silva dos Santos, agradeceu à presença da consócia Edmée Cardoso e citou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, “pelo abnegado trabalho realizado pela Comissão da Igualdade Racial do Instituto”.
 
O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, Robson de Oliveira, fez um resumo da vida de Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da OAB/SP, que nasceu em Itu em 1881, estudou na Faculdade de Direito de São Paulo e no início do século 20 se tornou bacharel. “Isso, por si só, deve ser considerado uma verdadeira façanha, pois tamanhos eram os obstáculos enfrentados pelas pessoas negras para ter acesso à educação”.
 
Foram agraciados com o X Prêmio Benedicto Galvão 2021 a Aliança Jurídica pela Equidade Racial (formada pelos 12 maiores escritórios de advocacia do Brasil), o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), a empresária Luiza Helena Trajano, o escritor Daniel Munduruku, a escritora Djamila Ribeiro, a professora Márcia Campos Eurico, o filósofo Olívio Jekupé, o professor Thiago de Souza Amparo e a escritora Carolina Maria de Jesus (in memoriam).

Fonte: Instituto dos Advogados Brasileiros - RJ