Após um levantamento informal entre os escritórios de advocacia associados ao CESA, verificou-se que menos de 1% dos membros desses escritórios (considerando sócios, associados e estagiários) é de negros, e isso é reflexo de fatores como a dificuldade de acesso aos melhores cursos e menor qualificação como resultantes de formação escolar deficiente e várias questões socioeconômicas).
O CESA identificou a necessidade de iniciar um projeto inédito desta relevância por causa de uma desigualdade histórica com a população negra. Mais de 52% da população brasileira é constituída de negros (pretos e pardos), número que chega a 32% no caso da população paulista.
Enquanto associação, o CESA passou a ser um agente mediador entre seus associados e as Universidades, visando o enfrentamento do problema. O Projeto é inteiramente patrocinado por escritórios associados ao CESA através de cotas específicas para o projeto.
O Projeto teve início em 2017 através de convênio firmado com a Universidade Mackenzie e neste ano de 2020 iniciou também uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), além da Universidade Presbiteriano Mackenzie (São Paulo e Campinas).
Clique aqui e conheça o Manifesto do CESA sobre o Projeto Incluir Direito.
Apoie este projeto!
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ADESÃO | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do CESA (11) 3104-8402.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
APOIO | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|